segunda-feira, 16 de maio de 2016

VOCÊ TEM RAÍZES JUDAICAS ?

COSTUMES


Na sequência, apresentaremos uma compilação de alguns dos costumes mais comuns e populares praticados nas casas dos descendentes do Povo Judeu.
 As origens de algumas destas práticas, remontam aos tempos da Inquisição espanhola e, portanto, sofreram algumas alterações e distorções, resultados da incapacidade dos descendentes destes judeus de poder cumprir com os preceitos de uma forma aberta e pública.
 Contudo, estes preceitos foram mantidos sem nunca terem
perdido suas essências. É sabido que a transmissão da maioria desses costumes não foi
realizada de uma maneira institucionalizada, e sim, transmitidos sem qualquer explicação, dentro do âmbito familiar.

Varrer a casa de fora para dentro:
Algumas tradições orais sugerem que o hábito de varrer a casa da porta de entrada para dentro, era originalmente utilizado para evitar que a sujeira ficasse acumulada junto ao umbral,o lugar onde é fixada a Mezuzá (pergaminho que contêm a oração do “Shemá Israel – Escuta Israel”, fixado nos umbrais das casas judaicas).

Costumes de luto:
Um dos costumes mais relatados, entre os descendentes dos Anussim, é o de cobrir os espelhos durante a Shivá (os sete primeiros dias de luto), em honra a um familiar falecido.
Outros, mantiveram o hábito de sentarem-se em cadeiras baixas durante esta primeira semana de luto.
Existem famílias que costumam, até hoje, vestir seus entes falecidos com mortalhas brancas - a vestimenta tradicional com a qual são enterrados os corpos dos falecidos do Povo Judeu.

Kashrut:
Por muitas gerações algumas famílias mantiveram o hábito de fazer a Shechitá (abate judaico) dos animais. Para poder cumprir com este preceito, guardavam facas especiais com as quais
realizavam o abate.
 Algumas famílias costumam não misturar carne com leite, enquanto outras, sempre tiveram uma panela separada para esquentar o leite e, assim, não o misturar com outros alimentos.
Além disso, em determinados locais, o costume é de não comer certos tipos de peixe, assim como frutos do mar (proibidos pela religião judaica).
Outros testemunham ter presenciado seus familiares realizando todo um “ritual” antes de comerem uma carne, que consistia em: salgar a carne, deixá-la repousar por um tempo e então lavá-la
com água.

Shabat:
Um dos costumes mais comuns mantido pelos descendentes de judeus, é o de acender as velas antes do início do Shabat.
Alguns, inclusive, possuem o hábito de limpar a casa, trocar a roupa de cama, as toalhas e vestir roupas limpas em honra a este dia sagrado. Em casos de descendentes de judeus que foram obrigados a se esconder do cristianismo, é muito comum o hábito de acender as velas em um armário ou no sótão, para “evitar ser descoberto”.
Existem aqueles que relatam que seus pais proibiam de apontar ao céu e contar as estrelas, com medo de que este ato pudesse delatar suas identidades judaicas. A razão para isto é que esta era
uma prática judaica tradicional, utilizada para anunciar o final do Shabat, ao serem identificadas as três primeiras estrelas no céu.
     <<<Pagina Anterior                                                                      Proxima Pagina>>>  

                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário